A obra de Cláudia Nóbrega será lançada em Julho, na Universidade da Madeira

A obra tem por título 'Apenas uma fase', mas representa muito mais do que isso na vida da sua autora. Trata-se da primeira publicação, em livro, de Cláudia Nóbrega, uma jovem de Machico que viu esta oportunidade surgir através da 'Corpus Editora'. O livro de poesia será lançado no dia 11 de Julho, pelas 11 horas, no auditório da Reitoria da Universidade da Madeira.

Ao longo de pouco mais de 40 páginas, contam-se sentimentos, momentos ou simplesmente divagações, sendo todos os poemas acompanhados pela data em que foram escritos. Um deles foi o vencedor de um concurso realizado pela Junta de Freguesia de Machico, no Dia dos Namorados, e o responsável pelas mensagens de incentivo que chegaram junto de Cláudia Nóbrega para que tentasse a sorte junto das editoras.

O interesse pela poesia surgiu por volta de 2005. Até então, considerava que não tinha muito "jeito", mas um dia sentiu uma vontade inexplicável de escrever e desde essa altura não parou. Nem sempre por um motivo especial, mas porque as palavras começam a formar-se na sua mente, dando origem a novos poemas. Contudo, o estado de espírito também se reflecte na escrita. Cláudia Nóbrega sublinha que, no início, tinha uma postura mais "isolada" e "introvertida", sendo notório uma maior melancolia naquilo que escrevia. Com a entrada numa nova fase da sua vida, em que começou a encará-la de uma forma mais "positiva", também os poemas e os temas neles contidos sofreram uma evolução. "Comecei a ver que existem imensas possibilidades e que nós vemos aquilo que queremos ver".

Tal como muitos outros autores de poesia, Cláudia Nóbrega aproveitou as potencialidades da 'blogosfera' para dar a conhecer alguns dos seus poemas. É, aliás, daí que surge o título do livro, cujo prefácio é assinado pelo historiador e poeta José Eduardo Franco, também ele natural de Machico, o qual tem por pseudónimo literário Medina de Gouveia.

Serão editados 300 exemplares, 50 dos quais a adquirir pela Câmara Municipal de Machico, que apoia a publicação.

A jovem não sabe se a este livro seguir-se-ão outros, mas de uma coisa tem a certeza: "Vou continuar a escrever independentemente dos trabalhos serem publicados ou não. É uma paixão minha".




'Apenas uma fase' é a 1ª publicação de Cláudia Nóbrega, de Machico.


Poema 'Pensamento Nebuloso'


"Era um passo descompassado... oh se era...
Pouco definido, desencorajante, talvez trémulo...
Pé ante pé... receando a quimera Num pensamento nebuloso, deveras supérfluo.
Mas ora anunciei guerra ao medo e ripostei: 'Basta de divagações, reflexões... indecisões! É chegada a ocasião que algures na intuição criei Em que me deixo acalentar pelas mais sublimes emoções".



Sílvia Ornelas



Diário de Notícias, Funchal, 23 de Junho de 2009.

posted under |

0 comentários:

Enviar um comentário

Mensagem mais recente Página inicial

    Esta página é inteiramente dedicada ao livro de poesia "Apenas Uma Fase - Divagações" da autoria de Cláudia Nóbrega editado pela Corpos Editora em Abril de 2008.

Acerca de mim

A minha foto
"«Quem sou eu?» é a única pergunta importante, e a única que jamais é respondida." (Deepak Chopra in A Sabedoria do Mago)

Dedicatórias

Para começar quero dedicar este livro à minha família: aos meus pais, Alvina e José Nóbrega, e às minhas duas irmãs, Felícia e Lisandra, pois constituem uma parte muito importante de mim.

Às minhas grandes amigas Sandra e Cláudia por serem uma fonte de emoções positivas, pela partilha de bons momentos e por me incitarem a ambicionar novos voos.

A todos aqueles que constituíram uma fonte de inspiração poética e que me fizeram imortalizar momentos que são bocados importantes da minha história e da minha Evolução Pessoal.

Ao Cool Vibes, nomeadamente ao seu criador, por ter-me aliciado a enveredar por este caminho fantástico que é o da Evolução Pessoal e Espiritual tornando cada momento da minha vida grandioso e, verdadeiramente, espectacular.

À Corpos Editora por ter-me dado a oportunidade de abrir o meu diário pessoal e, acima de tudo, por acreditar em mim tanto como eu acredito.

Ao Professor Doutor José Eduardo Franco por ter acedido amavelmente ao meu pedido de prefaciar esta obra.

E por fim, mas de igual modo relevante, um agradecimento muito especial a alguém que quis o destino que eu reencontrasse por me remeter para uma ímpar e singular direcção.

Recent Comments